quarta-feira, 6 de julho de 2011

“Nosso Lar” e o Censo Espírita


 
Pelas contas do último censo do IBGE  (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, o número de Espíritas no Brasil é algo em torno de 3 Milhões. Contudo,  considerando-se que o filme Nosso Lar levou às salas brasileiras bem mais pessoas do que esses “espíritas” do censo, faz-se necessário refletirmos o que de fato acontece.
Há muitos anos são discussão no meio espírita os números apresentados pelos órgãos competentes em relação à população espírita no Brasil. Via de regra, esses resultados sempre pareceram refletir à opacamente o que realmente acontecia. Numa referência, vale lembrar que a Médium Zibia Gaspareto já colocou esses números muitas vezes em dúvida; já vendeu mais de 10 milhões de livros espíritas. Contudo que haja os que argumentem que não se pode medir o número de católicos pelo número de bíblias vendidas... Aceitemos tal argumento, ou mesmo suponhamos que cada espírita compre mais de um livro de Zíbia (conhecemos dos que nunca compraram!). Neste caso, teremos que ir por outra via.
Mais sólidos, há fatos importantes que insinuam uma população espírita bem, bem maior... Mas para isto, devemos entender o que significa ser espírita: Para Kardec, é simplesmente todo aquele que crê nas manifestações dos espíritos (O Livro dos Médiuns, p. 44, 20º edição). Assim, quem seriam os espíritas?
Segundo o IBGE, atualmente o Espiritismo ocupa a quarta posição entre as religiões praticadas no Brasil, e é a segunda opção religiosa de 40 milhões de brasileiros. Mas, como é ter uma segunda opção religiosa? Crê-se nas duas, hierarquicamente à ordem? Um estudo interessante seria analisar quais as proporções e circunstâncias destas primeiras opções; declinaremos desta tarefa por total falta de informação e competência.
A já passada novela “Escrito nas Estrelas” (Globo) da autora Elizabeth Jhin, demonstra um público simpatizante das teorias reencarnatórias e da comunicação mediúnica, e bem distante dos 3 milhões. O último capítulo da trama atingiu 32 pontos no IBOPE, em torno de 3.5 milhões de pessoas na grande São Paulo. Nesta região, vivem 19 223 897 pessoas. Assim nossas contas levam a 18% da população interessada no desfecho da história espírita na Grande São Paulo. E 18% dos televisores Brasileiros: 34 Milhões de pessoas! Podemos parar as contas por aqui? Não, resta uma importante.      
Nosso Lar, o filme que retrata a obra de mesmo nome, psicografada por Chico Xavier, levou mais de 3 Milhões ao cinema. Assim, pelo censo do IBGE, todos os espíritas e mais um pouco foram às salas. Disto podemos tirar 2 conclusões: ou o censo está errado, e o número de telespectadores do filme reflete apenas uma parcela dos espíritas, ou entenderemos que os espíritas são definitivamente os mais devotos a sua doutrina, pois absolutamente todos foram aos cinemas e ainda levaram outros. Neste caso, estão todos de parabéns!

Por Rogério Silva Temporini

Nenhum comentário:

Postar um comentário